Classificados – Pan-Americana dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018.

Acompanhe conosco tudo o que aconteceu no Campeonato Brasileiro Wrestling Cadete 2018. A competição foi realizada dia 25/03, no ginásio Caio Martins em Niterói/RJ, onde foram definidas as vagas para a seletiva: Pan-Americana dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018.

Orgulho para cada Estado

Para os líderes do ranking da Juventude, bastava conquistar o título brasileiro e confirmar vaga. Caso houvesse um vencedor diferente e o líder do ranking estivesse no torneio, seria realizada uma competição no estilo “melhor de três” e o atleta que se saísse melhor, confirmava a vaga.  Confira a classificação por estilo e categoria:

Greco-romano:

Na categoria até 45kg, o líder do ranking era Daniel Ferreira do Mato Grosso, que não participou. A vaga ficou com o campeão nacional de 2018, Kauã Menezes do Rio de Janeiro. Nas outras categorias do estilo, os líderes do ranking confirmaram seu favoritismo. O paraibano Gemerson dos Santos, conquistou o título e a vaga na seletiva Pan-americana, na categoria até 51kg. O mesmo foi repetido pela dupla do mato-grosso, Guilherme Porto e Igor Queiroz, nas categorias  60kg e 92kg, respectivamente. O carioca Gabriel Teles fechou o grupo, com o título na categoria até 72kg.

Wrestling Feminino:

As paulistas levaram as cinco categorias olímpicas. Heloísa Martinez levou na categoria até 43kg; Letícia Pimenta até 49kg; Thaissa Ribeiro até 65kg e Ruth Santos até 73kg. A categoria mais disputada foi a de até 57kg, onde a amazonense Diana Lira venceu o Brasileiro e obrigou a líder do ranking, Julia Oliveira a disputar a seletiva. Na melhor de três, melhor para Julia, que ficou com a vitória por 2 a 1, conquistando a vaga na seletiva pan-americana.

Estilo livre:

Apresentou várias mudanças, para os líderes do ranking. O único a confirmar a liderança com o título foi Lucas Ibernon da Silva, na categoria até 80kg. Já na categoria até 48kg, Guilherme Silva chegou como líder do ranking. Helisson Bresson Queiroz venceu na melhor de três (2 x 1). A garra dos amazonenses ainda se repetiu em duas categorias. Em uma, Bryan Pereira levou a melhor, na seletiva contra Nathan Costa do Rio de Janeiro, na categoria até 55kg. Já Elivaldo Costa fez 2 x 0, na melhor de três contra Pedro da Silva do Mato Grosso do Sul, e consequentemente, levou a terceira vaga do estilo para o Amazonas. A última vaga ficou com João Victor Gomes do Rio de Janeiro, na categoria até 110kg.

Veja a lista de atletas que conquistaram vaga para a seletiva Pan-americana.

Estilo greco-romano:
Kauã Menezes (RJ) até 45kg
Gemerson dos Santos (PB) até 51kg
Guilherme Porto (MT) até 60kg
Gabriel Teles (RJ) até 71kg
Igor Queiroz (MT) até 92kg

Wrestling Feminino:
Heloísa Martinez (SP) até 43kg
Letícia Pimenta (SP) até 49kg
Julia Oliveira (SP) até 57kg
Thaissa Ribeiro (SP) até 65kg
Ruth Santos (SP) até 73kg

Estilo Livre:
Helisson Bresson Queiroz (AM) até 48kg
Bryan Pereira (AM) até 55kg
Elivaldo Costa (AM) até 65kg
Lucas Ibernon da Silva (SP) até 80kg
João Victor Gomes (RJ) até 110kg

Visite outros artigos do Wrestling Amazonas:

Maiores informações: CBW

Origem do Wrestling (Pále – em grego:πάλη) – Histórico – Da Arte Marcial