Guilherme Porto – Campeão do Pan-Americano – Estudantil 2017 de Luta Greco-Romana (59kg)

Guilherme Porto se consagrou campeão, na categoria greco-romano no Campeonato Pan-americano 2017, em Santiago/Chile.

Guilherme Porto Venceu o Campeonato Pan-Americano 2017 de Luta Greco-Romana

Organizado pela United World Wrestling Americas (UWW), realizado apartir do 17 até o dia 19 de Agosto de 2017, na cidade de Santiago, no Chile. Um título inédito foi conquistado para o estado de Mato Grosso/Brasil, conquistado por Guilherme Porto.

Guilherme Porto  – relato: “Tive o total de quatro confrontos, com lutadores dos Estados Unidos, Peru, Chile e Argentina e venci todos por superioridade técnica, que é quando se vence por oito a zero ou com oito pontos de diferença. Mas o placar não significa que foram fáceis, pois foram lutas duras. E recebi o prêmio de melhor lutador da competição. Agradeço ao meu pai, aos meus técnicos, ao apoio dado pela Secretaria Adjunta de Esporte de MT e ao apoio do secretário Leonardo”.

http://bdnesportes.com/wp-content/uploads/2018/06/bdnesportes_greco_romano_resultado_campeonato_panamericano-_escolar_17_a_19_de_agosto_em_santiago_do_chile.pdf

De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), o projeto de escola na Arena Pantanal consiste em um modelo de ensino em tempo integral, que aproveite os espaços e a estrutura de todo o Complexo Esportivo da Arena Pantanal e vocacionado para as práticas esportivas.

Leonardo de Oliveira secretário adjunto de esportes do estado – declara: “Os alunos têm aulas regulares em um dos turnos e em outro possuem uma grade diversificada de atividades. Dentre elas, a prática de modalidades esportivas. Então, quando um estudante da Arena da Educação alcança um resultado tão expressivo, isso renova a energia canalizada em prol desse projeto e fortalece todo o esforço desempenhado por inúmeros profissionais ligados nessa empreitada”.

Para o coordenador das seleções brasileiras de Wrestling da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Flávio Cabral, o Pan-Americano conquistado pelo atleta mato-grossense é o evento máximo do continente na idade escolar e teve a participação de competidores de onze países. E, segundo ele, o resultado obtido por Guilherme Porto dá esperanças ao país de obter bons resultados nos próximos Jogos Sul-Americanos de Wrestling.

Flávio Cabral – relato: “A dificuldade para se vencer esse campeonato é a mesma vista em outras categorias de idade. Isso mostra o nível que ele pode atingir na idade adulta. Esse título nos deixa com esperanças para os jogos sul-americanos e também esperamos que atraia a atenção de novos jovens mato-grossenses para a prática da modalidade. A CBLA com certeza está muito feliz com esse título”.

A Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), gerida pelo presidente Francisco José Pessoa Fernandes, o mestre “Chicão”, foi a instituição responsável por implantar o Wrestling (Luta Olímpica) no estado de Mato Grosso, em 2013. E, de lá para cá, vários atletas tem se destacado em competições nacionais e internacionais, sob o comando técnico do head coach da seleção mato-grossense, Francisco Fernandes Junior e da técnica, Luzia Fernandes.

Chicão – declara: “Nossos atletas trazem medalhas nacionais desde o 1º ano desse desporto em Mato Grosso. E, daquele ano em diante, os resultados tem crescido de forma ininterrupta. Foi a primeira vez que vencemos um Pan-Americano, mas temos várias o traremos muitas outras. E parte desse triunfo também é da atual Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), gestão Leonardo de Oliveira. O apoio dele tem sido fundamental”.

Referências:

Texto Original- Creditos: © DIAADIADOVALE.COM.BR

Foto: Cedida pela assessora de impressa do atleta: Cynthia Rayelle.

Resultado: UWW