Gymnasíade – A História do Mundial Multiesportivo (ISF).

A Gymnasíade, ou Gymnasíada Mundial, é um evento multiesportivo que é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF).

A International School Sport Federation (ISF) é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional e promove os valores e interesses da Educação pelo Esporte.

O Campeonato Mundial de Escolas e o Gymnasiade, visam promover entre os jovens: compreensão mútua, empoderamento voluntário, paz, não-discriminação, estilo de vida saudável, inclusão social e igualdade de gênero. Assim, contribui para apoiar os caminhos educativos dos jovens para capacitá-los como cidadãos do mundo. O ISF persegue seus objetivos independentemente de considerações políticas, religiosas ou raciais.

Há quatro esportes na Gymnasíada atletismo, ginástica artística, ginástica ritmica e natação. São 34 eventos no atletismo (17 para garotos e 17 para garotas), que são feitos de acordo com as regras da IAAF. A divisão também serve para a natação. São oito eventos para os homens e seis para as meninas na ginástica artística e oito para meninas na ginástica rítmica.

A primeira edição da Gymnasíada foi em Wiesbaden, na Alemanha Ocidental e só natação e ginástica estiveram no programa.O atletismo só foi incluído na edição seguinte em Orléans, na França.

 

A Gymnasíada,foi um evento realizado a cada 2 anos até 1990,quando passou a ser realizada normalmente a cada 4 anos. A próxima edição será em 2016, em Rabat, Marrocos em 2018.

O maior evento organizado pela ISF foi a Gymnasíada Mundial de 2006 na Grécia. Apenas jovens de 13 a 17 anos podem particiar.

Referência de texto e imagem: Gymnasiade