MMA – Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mistas – Sua origem pelo mundo

O esporte do momento é o MMA – abreviação para Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mistas, cada país teve sua colaboração para o surgimento e da legalidade deste esporte.

Veremos um exemplo:

Frank William Dux é um lutador de artes marciais americano e um coreógrafo de lutas para filmes. Dux criou seu próprio estilo da arte marcial, no ano de 1975, chamado de “Dux Ryu Boxe”. Ele foi a inspiração para o filme de 1987, O Grande Dragão Branco, estrelado por Jean-Claude Van Damme. O campeonato denominado como Kumite, foi a reunião de vários estilos…se a vida real for igual como foi nas telinhas dos cinemas, então, podemos dizer que o atleta Frank William Dux, assim, como todos  os participantes deste torneio, foram os primeiros participantes de lutas do MMA registrado oficialmente, isso muito antes do lançamento do filme, ou  seja, antes de 1987.

Este é apenas um dos exemplos que houve do MMA antes da febre do UFC, Pride e dentre outras.

Saudamos nessa postagem os atletas que contribuíram para esse esporte, que infelizmente não teremos a oportunidade de conhecer. Por serem considerados como ações de grande violência física e não autorizada por cada modalidade marcial, a pratica deste esporte era ilegal, esses combates não eram registrados e muito menos documentados, houve muita polêmica sobre as lutas de MMA. Até mesmo, a pesar do filme Frank William Dux, ainda teria que comprovar sobre a existência do Kumitê; O MMA  foi  licenciado como prática esportiva, muitos anos depois e se tornou por assim dizer, mais seguro e com regras oficializadas.

Frank William Dux deixou para esporte um ponto de partida, para os adeptos desta modalidade, entrou para a história do MMA por sua trajetória esportiva e eternizado pelo o filme – O Grande Dragão Branco, estrelado por Jean-Claude Van Damme em 1987.

 

 

Referências:

Texto inicial e fotos:

History vs Hollywood

BPA BULLETPROOF ACTION 

Paragrafo final e comentário por Kellen Gomes.

Veja também

Wrestling grego (Pále – em grego: πάλη) – Origem