Shihan Reishin Kawai Sensei – 8º Dan -Introdutor do Aikido no Brasil

Introdutor do Aikido no Brasil | Kawai Sensei – 8º Dan
Mestre Reishin Kawai (1931 – 2010), introdutor do Aikido no Brasil. Por indicação do Mestre Osawa, e a convite do próprio O-Sensei, tornou-se Shihan (diretor técnico) e responsável pela implantação do Aikido no Brasil e em países da América do Sul, em 1965.

No Brasil, foi reconhecido por várias comendas pelos relevantes serviços prestados à sociedade. A ele deve-se a formação de praticamente todos os professores de Aikido, tanto do Brasil como dos vários países da América do Sul.

Conquistou a graduação de 8º Dan pela Nihon Aikikai (principal entidade mundial do Aikido, sua sede localiza-se em Tóquio, Japão) e foi o mais graduado em nosso continente.

As duas visitas do Doshu (dirigente máximo do Aikido e sucessor do O-Sensei) Kishomaru Ueshiba (1921-1999) ao Brasil são frutos do seu desempenho e da relação de amizade mantida entre eles.

Todo ano, Kawai Sensei convidava professores do Hombu Dojo, a sede central do Aikido no mundo, para ministrar seminários com o objetivo de seus discípulos sempre estarem aperfeiçoando a técnica e manter assim o conteúdo e propósito do Aikido, da maneira como o Doshu orienta. Hoje, o atual Doshu é o neto do fundador Moriteru Ueshiba. A vida toda Kawai Sensei honrou as direções e orientações do Doshu.

Em nenhum momento se ateve a um desvio, em comportamento ou na técnica propriamente dita. Este sentimento continua mantido até hoje e se propaga por todas as academias filiadas à União Sul Americana que são mais de 150, algumas no exterior.

O legado de Kawai Sensei se mantém muito vivo e extremamente forte mesmo com a perda deste verdadeiro Mestre.

História do Aikido no Brasil

O AIKIDO foi introduzido no país pelo Shihan Reishin Kawai (1931 – 2010) no início da década de 60, sob orientação do já falecido mestre 9º grau Arimoto Murashige, que era o Representante do AIKIDO para o Ocidente.
Shihan Reishin Kawai (8º Dan), ligado às entidades AIKIKAI e IAF. Presidiu a Confederação Latino-americana de AIKIDO. Reishin Kawai residiu em São Paulo, onde exerceu, além do AIKIDO, medicina oriental, sendo muito respeitado pelo seu conhecimento em ambas as áreas.

Referência

texto e  imagem: http://aikido.com.br/historia-do-aikido/  http://aikidomogi.com.br/aikido-no-brasil-kawai-sensei-8-dan / http://aikidoshobudojo.blogspot.com.br/2010/01/falecimento-do-kawai-sensei.html

Matriz e Ramificações das Artes Marciais Pela História